top of page

  Nossa História  

Nossa Unidade Escolar está localizada no Jardim das Orquídeas, região periférica de São Bernardo do Campo. Bairro este, que surgiu por meio de pressão popular, uma vez que é área de manancial. O Jardim das Orquídeas surgiu do desmembramento de olarias que funcionavam à beira da Represa Billings, por meio da venda de lotes pela Imobiliária Santa Tereza, em meados dos anos de 1979 e 1981.

Esta escola foi denominada “José Augusto Oliveira Santos” em homenagem a um jovem morador do bairro que faleceu precocemente, vítima de afogamento na Represa Billings. Soubemos que tanto José Augusto, quanto seus familiares, participaram ativamente do movimento comunitário para melhorias na região, tendo contribuído também, para a fundação da Sociedade “Amigos do Bairro”.

Este vínculo com a história da comunidade deixa a herança e o desafio de que esta escola, além de cumprir sua função básica de assegurar educação e cuidados às crianças na faixa etária entre 0 a 3 anos, participe da vida do bairro, das atividades aqui desenvolvidas, bem como traga para dentro da escola as famílias atendidas.

ja.jpg
bottom of page